News

O que é o polo petrolina/ Juazeiro?

Pólo Petrolina/Juazeiro

É formado pelos seguintes municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, em Pernambuco; Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá, na Bahia.

Situado no semi-árido nordestino, no submédio São Francisco, o Pólo Petrolina/Juazeiro tem apresentado acelerado crescimento da produção agrícola irrigada.
É considerado o maior e mais dinâmico pólo de fruticultura irrigada do Brasil.

A transformação da região iniciou-se nos anos 70 e acelerou-se nos anos 80, com base na ação do Governo Federal, via Codevasf, com a intensificação da implantação dos projetos de irrigação. Atualmente, há uma área de mais de 100.000 ha irrigados, entre projetos públicos e privados, e um potencial de cerca de 220.000 hectares.

A iniciativa privada vem mostrando acentuado dinamismo na Região destacando-se as culturas de manga e uva, em grande parte voltadas para a exportação. Além da uva e da manga, os pomares irrigados da região são cobertos por outras 45 diferentes culturas irrigadas, com destaque para banana, coco, goiaba e cítricas. A produção de grãos e culturas de ciclo curto são também exploradas com vistas ao atendimento do mercado consumidor interno e ao processamento agroindustrial, a exemplo do feijão, tomate industrial e de mesa, pimentão, melancia e abóbora.

Com o avanço na produção de frutas a agroindustrialização está se expandindo, especialmente na produção de concentrados e na produção de vinho. Imensas áreas de vinhedos estão produzindo uvas de excelente qualidade para produção de vinhos que já estão concorrendo com os vinhos produzidos no sul do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Converse comigo